top of page
tamboressilenciososrecife25A.jpg
encantodopinadesfile16_cópia.jpg

 

TAMBORES ENCANTADOS O PROJETO

    O ano de 2018 começou intenso para mim. No final de 2017, recebi a boa notícia de que meu projeto fotográfico “Tambores Encantados” havia sido selecionado para um edital oferecido pela instituição latino-americana CRESPIAl. O objetivo maior, a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial do maracatu através de um ensaio fotográfico que seria realizado no carnaval, momento que as nações de maracatu de Pernambuco vão para rua desfilar com sua corte real, ao som de seus tambores.

 

    O foco do projeto, a principio, era a Nação de Maracatu Encanto do Pina, a única a ter uma mulher nomeada para ser mestre, ou seja comandante da batucada. No entanto, na prática, a forte presença e força da participação das mulheres no maracatu em geral - e em outras manifestações de cunho religioso afro-brasileiro -  me conduziu para um mergulho no carnaval afro religioso de Recife e Olinda (como um todo) no ano de 2018.  

 

    O projeto “Tambores Encantados, maracatu, tradição e novas estratégias de luta”tem como principal objetivo a valorização, difusão e conscientização em esfera nacional,  a respeito da expressão cultural “maracatu”, como manifestação muito além de um espetáculo musical e folclórico de cunho religioso.

 

    Busca-se evidenciar como o sujeito, através de suas características essenciais, mantém-se firme por gerações no propósito de assegurar a resistência dos afro-brasileiros em um constante cenário de discriminação de suas expressões culturais e religiosas, bem como se moldar a contextualizações contemporâneas, assumindo também, de forma inédita, o papel atual de luta pela igualdade de gênero, e contra discriminação e violência direcionada a mulheres.

    Foram 8 dias de registros ao total, e neste período, pude vivenciar um carnaval único, com forte valor espiritual, ancestral e – principalmente - de histórica resistência do povo negro do Brasil. Um carnaval inesquecível, que me fez esquecer todo o cansaço físico e mergulhar madrugada a dentro em toda a sua magia.

Agradecimentos especiais a quem ajudou para a realização do projeto de alguma maneira:

Felipe Pinheiro, Hilda Borges, David França, Aline Ribeiro, Mariana Bianchi, Tenily Silva e Mestre Joana. <3

 

ubuntu.belacosta-17.jpg
APOIE UM MARACATU  cópia.jpg
bottom of page